sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Descer à Terra - back to reality

Depois da avaliação semestral no final de Junho, ainda não havíamos conversado com a equipa que realiza a intervenção com o Pedro.

Esta semana lá aconteceu mais uma "grande conversa". O programa foi alterado, reduzido o número de áreas a intervir, para que as mesmas sejam trabalhadas de forma mais intensiva. A apresentação dos dados quinzenalmente também nos parece mais prático, mais visivel e de fácil leitura.

Falámos um pouco sobre o inicio do ano lectivo que se aproxima, e como nos vamos organizar.

E depois ... uma reflexão sobre dois anos de intervenção... Resumindo, apesar do Pedro ter linguagem expressiva não trazia consigo conceitos quase nenhuns, ou seja, ele não entendia o que se lhe dizia, possivelmente também não percebia o que ele próprio falava...
Os dados demonstram que o Pedro tem evoluido consideravelmente na autonomia e socialização, agora também na fluência e articulação (o rapaz é muito lento).Nno entanto nas áreas cognitivas a evolução não tem sido significativa. O Pedro tem muitas dificuldades, enormes dificuldades... não sei o que vamos conseguir.

Foi emocionalmente dificil ouvir o que ouvi, reconheço que tenha sido dificil dar esta informação ... mas reconhecemos todos que foi necessário e importante... fomos confrontados com a realidade, colocando de parte algumas ilusões, pelo menos por agora... 

É consensual que temos que pensar qual o caminho, o fio condutor a seguir, já que corremos o risco de  tudo o que mobilizamos deixar de fazer sentido.

Bem, parece que aqui em casa há mudanças para fazer, mais investimento emocional, logistico e financeiro...

...enfim hoje não estou nos melhores dias.

Por acaso ainda ninguém descobriu o comprimido milagroso para resolver tudo isto?

3 comentários:

  1. Força, Ana, nao e facil, mas tambem sabemos que estas crianças sao uma carta fechada!!!
    O vosso empenho e notavel e o Pedro a sua maneira ja mais ira esquece-lo,
    Um abraço,
    Sofia Candido

    ResponderEliminar
  2. De facto comprimido milagroso também não conheço... (Toma-lo-ia algumas vezes, por certo todas em que também eleveí em demasia as expectativas e tive de voltar a colocar os pés no chão). Acredito que apesar de muito dificil, nós vamo-nos adaptando à realidade que não tem necessáriamente que ser muito dura. Devemos investir no melhor para eles, devemos acreditar sempre, e devemos (mais que criar grandes expectativas), viver um dia de cada vez, e festejar cada pequenino avanço! E de certeza que sempre existem avanços. Qualquer ser humano evoluí no seu desenvolvimento, os nossos filhos também vão mostrando crescimento... Alegremo-nos pelo que eles nos vão dando, ainda que desejassemos sempre mais!
    Como a compreendo... por isso mesmo, sei que esse estado é temporário, amanhã arregaçará de novo as mangas e a luta e o empenho continua. É isso que importa e é disso que vão nascendo as coisas boas! Beijinho grande

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelas vossas palavras que me emocionaram um pouco. É verdade que o estado down foi momentâneo, mas não estou sempre positiva, e ontem foi um desses momentos. Tenho muito orgulho no Pedro e acredito que ele vai ainda surpreender, mas vivemos um dia de cada vez, e as emoções ora estão lá em cima como cá em baixo. Foi isso que quis partilhar. Mais uma vez obrigada.

    ResponderEliminar

Veste a Diferença (video)