domingo, 12 de setembro de 2010

Reunião de Pais



Como é hábito no inicio do ano lectivo, acontecem as reuniões de pais, e na Escola do Pedro, diga-se bastante concorrida .

Primeiro a reunião com os pais da sala. Alguns meninos sairam por trânsferência, outros vão integrar a turma. Foi uma reunião bastante participada, e muito bem preparada e dirigida pela prof. O. De sublinhar o incentivo aos pais para aparecerem e perguntarem pelo evoluir dos alunos durante o ano lectivo, como motivação para a aprendizagem dos filhos.

Como mães e pais de crianças especiais, tivemos direito a uma segunda reunião, desta vez com a equipa de professores da Unidade de Ensino Estruturado. Alguns estiveram presentes, outros não.

No ínicio do ano lectivo e apesar de estarem colocados os professores, não existe pessoal auxiliar colocado para apoio à Sala, muito menos para toda a Escola. Por isso os professores nos próximos dias vão acompanhar os alunos nas salas das turmas a que pertencem, até se verificarem as condições necessárias para o funcionamento da Unidade.

Para além disto, não havia ainda conhecimento do número de horas que os alunosiriam beneficiar de terapias da fala e ocupacional. Os alunos que não são sequer autónomos à hora da refeição não vão ter, pelo menos nos primeiros dias esse apoio.

Por parte dos pais presentes não ouvi um lamento, constestação, revolta, ou outra qualquer reacção de desagrado por esta situação. Não consigo sequer imaginar o que vai ser das duas professoras durante a próxima semana , ou até a Unidade começar minimamente a funcionar.

No que respeita ao Pedro, o horário dele está organizado de forma a integrar a intervenção com as "terapeutas ABA", a integração na sala de aula, e o apoio individual. No fim de tudo, não nos podemos lamentar, porque o Pedro vai iniciar o ano com todo o apoio possivel, graças à disponibilidade da escola e ao dinheiro dos pais.

A Sofia esteve presente na reunião, e lá explicou o tipo de intervenção que estava a ser realizada com o Pedro e porquê. Foram colocadas algumas duvidas, que penso terem sido esclarecidas. Espero que outras duvidas e ideias surjam ao longo do ano, e que seja possivel o encontro dos técnicos, "desabafando sobre o que lhes vai na alma", para beneficio do Pedro e quem sabe de outras crianças.

E por outras Escolas, o que estará a acontecer? Tenho curiosidade...
Desejos de um ano escolar cheio de experiências enriquecedoras... para todos...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Veste a Diferença (video)