segunda-feira, 7 de junho de 2010

Coaching Parental

O coaching parental ou treino de pais, é outra forma de intervirmos com o Pedro na aquisição de competências e na superação de algumas das suas muitas dificuldades.
Todas as semanas, durante a noite de 2ª feira, visionamos as filmagens que realizamos essencialmente no fim de semana.

Seleccionámos aquilo que seria importante trabalhar. Filmamos, registamos, aferimos comportamentos, tempos, motivações e recompensas.
No caso do Pedro, começamos com a lavagem dos dentes e o vestir. Lavar os dentes é uma competência já adquirida e o Pedro é independente na sua execução(à excepção de bochechar).

O vestir-se sozinho começou a ser trabalhado no inicio do Inverno. Desde então o Pedro passou de completamente dependente a autónomo e de muito tempo de dispersão e estimulação a poucos minutos e relativamente centrado na tarefa. O vestir continua a ser trabalhado, especificamente quando as peças de roupa são vestidas ao contrário e o doloroso que é apertar botões. Os fechos já estão ok.

O banho também está a ser alvo de treino. É uma tarefa tão complexa, que só nos apercebemos disso quando dividimos uma tarefa´como esta em tantas outras mais simples. Vai ser dificil tornar esta tarefa autónoma, quanto mais independente...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Veste a Diferença (video)