sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Regresso aos treinos de futebol



A época de futebol teve inicio no passado sábado. Os treinos nos Barulhentos começaram.
O Miguel veio buscar o Pedro e lá foram os dois para o treino de sábado à tarde. Neste primeiro dia, fomos cumprimentar todos no final do treino.

Parece que o Pedro não conseguiu realizar todas as tarefas...

 ...talvez os ténis lhe fiquem muito apertados... confirmámos...

...estavam mesmo muito apertados, e por isso ...
... lá fomos comprar uns novos ténis para o próximo treino.

domingo, 19 de setembro de 2010

A primeira semana de aulas

Nesta primeira semana de aulas, todos os dias da semana foram de adaptação a novas rotinas. No primeiro dia de aulas o Pedro esteve ansioso por rever a escola a funcionar. A ansiedade foi tal, que entre a entrada ao portão da escola e o sentar-se no seu lugar na sala, foi duas vezes à casa de banho.

Passou a manhã na sala e o reencontro com os colegas foi muito gratificante. Tivemos noticias que alguns deles perguntavam se voltariam novamente a estar com o Pedro neste ano lectivo. 

Passámos a levar primeiro a Joana à escolinha e o Pedro adorou a ideia de levar a sua irmã ao jardim de infância.

Entre a terapia com a Andreia e a Susana, a presença na sala de aula e apoio individual, foi uma primeira semana muito agradável.

Na quinta e sexta feira os relatórios da terapia individual, relatavam um ligeiro aumento na sua capacidade de atenção e concentração. Continuará assim?

Como o Pedro vai almoçar a casa, assim que se despachou, quis logo regressar à escola para junto dos colegas. 

domingo, 12 de setembro de 2010

Reunião de Pais



Como é hábito no inicio do ano lectivo, acontecem as reuniões de pais, e na Escola do Pedro, diga-se bastante concorrida .

Primeiro a reunião com os pais da sala. Alguns meninos sairam por trânsferência, outros vão integrar a turma. Foi uma reunião bastante participada, e muito bem preparada e dirigida pela prof. O. De sublinhar o incentivo aos pais para aparecerem e perguntarem pelo evoluir dos alunos durante o ano lectivo, como motivação para a aprendizagem dos filhos.

Como mães e pais de crianças especiais, tivemos direito a uma segunda reunião, desta vez com a equipa de professores da Unidade de Ensino Estruturado. Alguns estiveram presentes, outros não.

No ínicio do ano lectivo e apesar de estarem colocados os professores, não existe pessoal auxiliar colocado para apoio à Sala, muito menos para toda a Escola. Por isso os professores nos próximos dias vão acompanhar os alunos nas salas das turmas a que pertencem, até se verificarem as condições necessárias para o funcionamento da Unidade.

Para além disto, não havia ainda conhecimento do número de horas que os alunosiriam beneficiar de terapias da fala e ocupacional. Os alunos que não são sequer autónomos à hora da refeição não vão ter, pelo menos nos primeiros dias esse apoio.

Por parte dos pais presentes não ouvi um lamento, constestação, revolta, ou outra qualquer reacção de desagrado por esta situação. Não consigo sequer imaginar o que vai ser das duas professoras durante a próxima semana , ou até a Unidade começar minimamente a funcionar.

No que respeita ao Pedro, o horário dele está organizado de forma a integrar a intervenção com as "terapeutas ABA", a integração na sala de aula, e o apoio individual. No fim de tudo, não nos podemos lamentar, porque o Pedro vai iniciar o ano com todo o apoio possivel, graças à disponibilidade da escola e ao dinheiro dos pais.

A Sofia esteve presente na reunião, e lá explicou o tipo de intervenção que estava a ser realizada com o Pedro e porquê. Foram colocadas algumas duvidas, que penso terem sido esclarecidas. Espero que outras duvidas e ideias surjam ao longo do ano, e que seja possivel o encontro dos técnicos, "desabafando sobre o que lhes vai na alma", para beneficio do Pedro e quem sabe de outras crianças.

E por outras Escolas, o que estará a acontecer? Tenho curiosidade...
Desejos de um ano escolar cheio de experiências enriquecedoras... para todos...

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Ansiedades e aspirações no regresso à Escola

Estamos em contagem decrescente para o incio de mais um ano lectivo.

O Pedro já pergunta quando é que a Escola começa.
A Joana iniciou esta semana também a sua escolinha, e parece que tudo corre às mil maravilhas com ela. O meu regresso ao trabalho também aconteceu no inicio do mês, também com tarefas de preparação de inicio do ano lectivo.
A Escola e a professora do Pedro têm acompanhado  este projecto ABA desde que o Pedro frequenta a Escola Pública. Temos tentado uma articulação entre terapeutas, professora da turma, pais e outros técnicos, que nos parece bastante positiva. A Escola do Pedro tem também Unidade de Ensino Estruturado, e a articulação também foi uma experiência o ano lectivo passado.

Apesar de tudo, a ansiedade do incio de mais um ano lectivo invade-me. Muitas expectativas, alguns receios, e a esperança de que o percurso realizado em 2009/2010, permita definir em conjunto novos objectivos de trabalho, articulação e comunicação para 2010/2011.

Tem sido um desafio constante, colocar um conjunto tão diferente de pessoas, às vezes com formas variadas de ver a vida, a incapacidade e especificamente o autismo, a trabalhar para um mesmo objectivo - a evolução do Pedro e a dificil potenciação das suas aprendizagens.

Um obrigado muito especial ao Agrupamento, à Escola e à professora O. pelo respeito e por toda a disponibilidade manifestada, concretizada pela aceitação a novas experiências - de trabalho, de vida e de aspirações. 

Este ano desejo mais e melhor, será possivel?   

Veste a Diferença (video)