sábado, 31 de outubro de 2009

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

...à Francis Perrin : un enfant presque comme les autres...

Reportagem televisiva onde Francis Perrin, actor francês, fala das vantagens da aplicação do método ABA ao seu filho.

http://envoye-special.france2.fr/index-fr.php?page=reportage-bonus&id_article=968

sábado, 24 de outubro de 2009

Resumo de Sessão

Com a interveção ABA a realizar-se também na escola, reconheço que ficamos mal habituados. Passo a explicar: tendo em conta que nenhum de nós está presente, passamos a receber todos os dias um resumo do que se passa durante o tempo em que o Pedro está em terapia.

Deixo aqui um exemplo dos registos que nos chegam diariamente e nos permitem perceber o que foi trabalhado, as suas dificuldades, preferências e comportamento. Permite-nos assim perceber como se desenvolve todo o processo durante o tempo que o Pedro está na escola. Sinto algum conforto, segurança e a certeza de que não vagueou, mas trabalhou efectivamente.

Ainda no pré-escolar em Janeiro de 2009, este resumo foi escolhido tendo em conta informação bastante satisfatória sobre o seu desempenho, reveleando no entanto algumas das suas dificuldades.


RESUMO DA SESSÃO de 29/01/2009 (4ª feira)
Conceitos e Conteúdos: Associações, ordenar items não identicos, volume, mostrar acção com objecto, pairing, actividades de estimulação, pedidos, actividades de pares, actividade de lavar os dentes, playscript.
Dificuldades: mostrar acção com objecto (conduzir com volante)
Preferências: ordenar items não idênticos (cão)
Comportamento: Bem disposto, com muitos comentários espontâneos e perguntas adequadas. Boa cooperação, tendo-se mantido atento e motivado, embora tenha tido um periodo de apatia durante o intervalo da escola (quando estava muito barulho) e ter demonstrado algum cansaço na mesa e agitação motora fora dela a partir das 10h30m.
Comentários: Fez alguns comentários espontâneos, especialmente na sala de aula. Quando fomos buscar um colega para a actividade de pares, entrou na sala e dissse: "Olá a todos. Precisamos de um colega para vir para a sala connosco".

Terapeuta: Sofia

sábado, 10 de outubro de 2009

O Pedro e a Sofia

Ainda em Agosto de 2008, a Sofia trabalhava com o Pedro, para além do contacto ocular outras competências que ele não tinha.

Apresento aqui uma pequena amostra do que foi esta sessão em que estava a ser estimulado o apontar. O falar alto e o falar baixo também foi um dos objectivos.


domingo, 4 de outubro de 2009

O inicio do ano lectivo

Em Setembro de 2008, o Pedro foi integrado num jardim de infância público (EB1/JI).

Para além de um pedido de autorização ao Agrupamento de Escolas em que o jardim de infância está inserido, para que as terapeutas pudessem entrar na escola, realizamos as reuniões necessárias com a educadora da sala e os professores do ensino especial, para explicarmos a intervenção que o Pedro estava a realizar e a nossa intenção de que a mesma se estendesse à escola.

Por parte da escola e dos professores houve total aceitação e colaboração face à nossa proposta. E assim o Pedro começou o ano lectivo de 2008/2009 com um programa de 20 horas de ABA na escola.

Conseguimos um espaço para a realização da sua terapia individual, e uma vez por semana a terapeuta estava na sala de aula a fazer observação ao Pedro.

Foram também acordadas algumas estratégias com a educadora, especialmente durante os tempos em que o Pedro estava na sala, tal como as restantes crianças.

Uma vez por mês a educadora do "ensino especial" observava uma parte da terapia individual e acompanhava o seu desempenho bem como os conteudos dos programas que eram trabalhados.

Todos os dias nos chegava a casa um pequeno resumo da terapia, com informações sobre o que tinha acontecido.

Veste a Diferença (video)